segunda-feira, junho 29, 2009

HOMENAGEANDO PALHAÇOS E CIRCOS EM RESPEITO AO UNIVERSO DA SONORA GARGALHADA


Ao Grupo do Picadeiro Quente


Perdido seja para nós aquele dia

em que não se dançou nem uma vez!

E falsa seja para nós toda a verdade

que não tenha sido acompanhada

por uma gargalhada!

(Nietzsche)

Só escrevo o que vivo.

Só escrevo o que sinto.

Só escrevo o que sei.

Ou o que penso saber.

Às vezes invento, é verdade.

Faz parte das minhas horas de folga

também sonhar!

Afinal, no meu cardápio, também se incluem fantasias!

Minha vida não é só trabalho, lutas e desafios!


Tenho meus momentos de solidão e de companheirismos.

Ultimamente, o primeiro me devora mais do que os segundos.

E de uma forma bem sexy, é verdade!

Mas sigo em frente!

Navegar é preciso.

Viver é que é impreciso.

Quem dera tivéssemos bússolas!

Estaríamos todos tão seguros nesse mar!

Satisfeitos, dormiríamos, não é mesmo?

Como todos os animais!


Mas, como eu ia dizendo

Entre outras coisas boas da vida

Também não dispenso uma boa gargalhada.

E não gosto de perder a piada.

Embora eu mesma nem seja assim tão engraçada!

Mas, reverencio a alegria.

Entre a comédia e a tragédia, fico sempre com a primeira.

Gosto de circos, gosto de palhaços, gosto de pipocas.

Gosto do picadeiro e seus equilibristas.

E daquela luz, sempre encantada

pairando sobre a bailarina!


O mundo ficou muito sem graça.

Os homens ficaram sem graça.

A vida se desencantou.

Sem cantos e danças, matamos a criança dentro de nós.

São tantos os nós, as gravatas apertadas, as pastas pesadas, os atlas curvados.

Tantas reverências, tantas eloqüências, tantas continências.

Perdemos as referências!

Nosso grito primal ficou sufocado.

Estamos nus, embora muito bem vestidos.

Não é de se espantar que o álcool e as drogas

estejam aí para nos anestesiar!


Mas o espaço da vida continua tatâmico e totêmico!

Precisamos de força, sim

mas também de riso, graça e piada.

Quem foi mesmo que disse

que o universo não passa de uma sonora gargalhada?



Acredito no riso como cura da dor!

Acredito no palhaço como fonte de amor!

Acredito no circo como espaço do redentor!

Quero o palhaço de volta!

Sua vida, sua folia!

Seu encanto, sua magia, dando brindes à alegria!

Viva o picadeiro quente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário