domingo, julho 12, 2009

GÊNESE I

(kirsti Langeland)


I – AS ORIGENS

3.1 – a Culpa Original



Certamente se a estória de Adão e Eva e o Paraíso tivesse sido contada por uma mulher, a narrativa dos fatos teria sido bem outra: um macaco esperto e mal intencionado teria convencido Adão de que poderia ser o senhor e dono do mundo, retirando Deus facilmente do trono, somente por comer do fruto proibido da maçã. Ele, Adão, por sua vez, teria ficado maravilhado com a ideia e convencido Eva a também provar do fruto para ficar mais bela, cheia de adornos e feliz com a vida, o marido e os filhos. Estes seriam chamados de filhos do pai e da mãe.


Mas não foi bem assim que os homens resolveram contar a história, que não vale a pena repetir aqui, porque todo mundo já conhece bem!



Alguém tem sempre que pagar o pato pelas coisas que dão errado! Por isso, até hoje, ser filho do pai é divino e filho da mãe, diabólico. Há muita mãe solteira e muitos filhos sem pais espalhados por este mundo de Deus. Os homens continuam se achando inocentes na história. E nós, mulheres, nessa de querermos nos livrar dessa culpa original, estamos perdendo o bonde da nossa estória! Ora somos de “cama e mesa”, ora caímos na pista da dança da vida, joelhos ralados, de porta-estandarte e pastas executivas na mão, cansadas de carregar as bandeiras sozinhas e lamentando pela nossa solidão! Desconfio de que quem contou essa estória, contou tudo errado. Acho que já está na hora de começarmos a ouvir as testemunhas. Por favor, façam entrar a serpente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário